O Globo, 26/07/2011
Bruno Rosa (bruno.rosa@oglobo.com.br)No ranking dos jornais mais vendidos do país, O GLOBO subiu da quarta para a terceira posição, com 264.382 exemplares vendidos em média por dia, uma alta de 5,01%. O jornal "O Estado de S.Paulo" avançou 9,43%, passando da quinta para a quarta colocação, atingindo 252.999 exemplares diários, em média. A "Folha de S.Paulo" e o popular "Super Notícia" permaneceram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. A circulação do diário paulista cresceu 5,02% e a do jornal mineiro avançou 3,95%. No mercado do Rio de Janeiro, O GLOBO se tornou líder em circulação no estado, com fatia de 28,97%. O "Extra", que era o primeiro no ano passado, passou para a segunda colocação, com 26,84%.
Pedro Martins Silva destacou que o avanço na circulação entre os principais jornais ganha respaldo com o bom momento que vive a economia brasileira.
- O crescimento do país levou as empresas a investirem mais, descobrindo novas oportunidades e investindo em marketing. O aumento da renda da população alavancou o crescimento vigoroso nos títulos populares. Em 2010, houve uma recuperação dos efeitos da crise mundial de 2009, e o primeiro semestre deste ano indica que o crescimento será continuado.
Mario Rigon, diretor de Mercado da Infoglobo, afirmou que o meio jornal vive um bom momento, ao crescer 2% em 2010 e mais de 4% nos primeiros seis meses deste ano:
- Apesar da grande oferta de informação, o jornal não perde sua relevância. Esse crescimento, em cima de uma base de 2010 que já tinha crescido 2% sobre 2009, comprova isso. Os populares têm o maior potencial de crescimento devido ao aumento da renda, mas os jornais qualificados também se valeram desse fenômeno e cresceram. O maior exemplo foi o GLOBO, que cresceu 5%, acima da média de mercado.