quinta-feira, 28 de julho de 2011

Circulação de jornais bate recorde e cresce 4,2% no primeiro semestre

O Globo, 26/07/2011

Bruno Rosa (bruno.rosa@oglobo.com.br)

A circulação de jornais nos primeiros seis meses deste ano bateu recorde e avançou 4,2% em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o número de exemplares vendidos por dia atingiu pela primeira vez a marca de 4.439.212.
Segundo o IVC, o aumento na circulação foi impulsionado por jornais populares, com preço de capa de até R$ 0,99, que tiveram alta de 12,9% nas vendas por dia no primeiro semestre deste ano. Com isso, atesta Pedro Martins Silva, presidente-executivo do IVC, o volume de vendas avulsas avançou 5,1% no período. Já entre as assinaturas, a alta foi de 3,2%. No grupo dos grandes jornais, com preço de capa acima de R$ 2, o crescimento na circulação foi de 3,2%.
No ranking dos jornais mais vendidos do país, O GLOBO subiu da quarta para a terceira posição, com 264.382 exemplares vendidos em média por dia, uma alta de 5,01%. O jornal "O Estado de S.Paulo" avançou 9,43%, passando da quinta para a quarta colocação, atingindo 252.999 exemplares diários, em média. A "Folha de S.Paulo" e o popular "Super Notícia" permaneceram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. A circulação do diário paulista cresceu 5,02% e a do jornal mineiro avançou 3,95%. No mercado do Rio de Janeiro, O GLOBO se tornou líder em circulação no estado, com fatia de 28,97%. O "Extra", que era o primeiro no ano passado, passou para a segunda colocação, com 26,84%.
Pedro Martins Silva destacou que o avanço na circulação entre os principais jornais ganha respaldo com o bom momento que vive a economia brasileira.
- O crescimento do país levou as empresas a investirem mais, descobrindo novas oportunidades e investindo em marketing. O aumento da renda da população alavancou o crescimento vigoroso nos títulos populares. Em 2010, houve uma recuperação dos efeitos da crise mundial de 2009, e o primeiro semestre deste ano indica que o crescimento será continuado.
Mario Rigon, diretor de Mercado da Infoglobo, afirmou que o meio jornal vive um bom momento, ao crescer 2% em 2010 e mais de 4% nos primeiros seis meses deste ano:
- Apesar da grande oferta de informação, o jornal não perde sua relevância. Esse crescimento, em cima de uma base de 2010 que já tinha crescido 2% sobre 2009, comprova isso. Os populares têm o maior potencial de crescimento devido ao aumento da renda, mas os jornais qualificados também se valeram desse fenômeno e cresceram. O maior exemplo foi o GLOBO, que cresceu 5%, acima da média de mercado.